A medida, da gratuidade do transporte coletivo de Palmas aos finais de semana e feriados, começou a valer em março de 2023 e foi renovada em 2024. Passageiros pagam por transporte no feriado; coletivo deveria ser gratuito
Os passageiros do transporte público de Palmas foram pegos de surpresa, nesta quarta-feira (20) – feriado da Consciência Negra -, com a cobrança de passagem. Em março de 2023, começou a valer o decreto da gratuidade do transporte coletivo nos finais de semana e feriados para todos os usuários. Porém, a reportagem da TV Anhanguera registrou várias reclamações sobre a cobrança, nesta quarta-feira.
Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A diarista Ana Paula Batista, que utiliza o transporte todos os dias, contou à reportagem que estava com pouco crédito e acabou se complicando com cobrança.
“Quando eu passei cobrou, até me assustei. Agora, amanhã, eu vou trabalhar, como trabalhei hoje [quarta-feira], e aí fui colocar crédito e não deu tempo. Eu pensei: ‘Não vou usar hoje, amanhã já serve’. Eu levei um susto, descontou, eu não estava contando. Geralmente não paga no fim de semana. Aí mudou e não avisou”, desabafou Ana Paula.
Passageiros reclamam da cobrança no feriado da Consciência Negra
Luciana Pires/Secom Palmas/Divulgação
A gratuidade passou a valer em março de 2023, través de decreto, e foi renovada em 2024.
A Prefeitura de Palmas foi procurada para se posicionar sobre o assunto, mas não houve reposta até a publicação dessa reportagem. A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), também, foi procurada, mas, ainda, não se manifestou.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins