Tocantins tem alerta de baixa umidade em praticamente todos os municípios; veja dicas de cuidados

0
21

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo que significa perigo potencial. Inmet divulga alerta de baixa umidade para praticamente todos os municípios do Tocantins
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de baixa umidade para 127 municípios do Tocantins. O órgão classificou o alerta como amarelo, de perigo potencial, e deu instruções para quem vive nessas cidades.
O alerta começou às 10h deste domingo (7) e segue até as 19h desse mesmo dia. Conforme o Inmet, durante esse período, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, indicando, ainda, baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Os municípios atingidos estão localizados nas regiões central, leste, oeste, sul, sudeste e em alguns municípios da região norte.
Veja os cuidados:
Beba bastante líquido.
Evite desgaste físico nas horas mais secas.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Calorão: Temperatura chega a quase 40 graus em Palmas
Agosto e setembro são os meses mais quentes no Tocantins. Os moradores precisam enfrentar o tempo seco, baixa umidade e o forte calor. Segundo o Inmet, neste sábado (6), Palmas registrou a temperatura mais alta do país: 38,2ºC.
O ranking das cidades mais quentes é divulgado todos os dias pelo instituto. Na relação das 20 cidades brasileiras, aparecem também Pedro Afonso (37.7), Pium (37.3) e Porto Nacional (37.2).
“Até o final de agosto, a gente já deve ter temperatura de 40ºC em algumas localidades do Tocantins e também na região de Palmas”, disse o meteorologista do Inmet, Francisco de Assis.
No entanto, após esse período crítico, a previsão é que o Tocantins registre grandes volumes de chuva. “A gente tem uma previsão pela frente de que setembro possa ter algumas chuvas, mas ainda não é o período das chuvas. Já indica uma boa previsão de a gente ter bastante chuva no mês de outubro”, finalizou ele.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins