Projeto abre 40 vagas para castração de cães das famílias de baixa renda em Lajeado

0
58

O agendamento deve ser realizado até o dia 20 de dezembro, através do número da Vigilância Sanitária do município, o 3519-1088. Professores e alunos de medicina veterinária realizam castração de cães
Divulgação/UniCatólica
Famílias de baixa renda têm até o dia 20 de dezembro para fazer agendamento e garantir a castração de cães em Lajeado. A iniciativa é da prefeitura da cidade e da Universidade Católica do Tocantins. Ao todo são ofertadas 40 vagas, sendo 20 para fêmeas e 20 para machos.
Para agendar a castração, basta ligar no número da Vigilância Sanitária, 3519-1088. O animal passará por um atendimento prévio para a realização de exames e, se selecionado, terá uma vaga garantida no procedimento que será gratuito.
Outros requisitos a serem avaliados serão o teste negativo para Leishmaniose e o comportamento do animal. O tutor não poderá acompanhar o animal de estimação durante a cirurgia. Ao todo, oito cães já passaram pelo procedimento e se recuperam bem.
Durante a castração, os cães são atendidos por médicos veterinários e professores do UniCatólica com a colaboração dos alunos do curso de medicina veterinária.
Segundo informações do médico veterinário de Lajeado, Severino Paulo Neto, o município possui atualmente mais de mil animais entre cães e gatos com tutores, e muitos vivem em contato direto com a rua sendo fundamental o controle de natalidade.
“É a melhor forma de ajudarmos esses animais, diminuindo as gestações indesejadas e as doenças sexualmente transmissíveis”, disse.
O projeto é fruto de uma cooperação técnica firmada entre a Prefeitura de Lajeado e o Unicatólica firmada no dia 1º de setembro para que o município cumpra suas atribuições nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Turismo.
Serviço
Agendamento para castração de cães de Lajeado
Prazo: Até o dia 20 de dezembro de 2021
Contato para agendamento: (63) 3519-1088 – Vigilância Epidemiológica de Lajeado
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins