Coletores de lixo se arriscam ao entrar em contêineres para pegar resíduos em Palmas; Vídeo

0
30

Caminhões despejam líquido contaminado nas ruas da capital. Moradores e trabalhadores reclamam da situação e pedem melhorias. Moradores e catadores de lixo reclamam das condições dos caminhões de coleta
A coleta de lixo em Palmas tem se torando motivo de preocupação. Segundo moradores, os veículos estão derramando um líquido pelas ruas da cidade. Além disso, os coletores estão precisando entrar nas lixeiras para recolher as sacolas e correndo risco de contaminação. O motivo seria a falta de manutenção dos caminhões usados no serviço.
A empresa responsável disse que a maior parte da frota tem menos de um ano e negou que os caminhões estejam em péssimo estado. Também afirmou que não submete os colaboradores a condições de trabalho degradantes. (Veja nota abaixo)
Vídeos feitos por moradores mostram que por onde o caminhão passa deixa um rastro de líquido malcheiroso. “A gente vai sair e tem que pisar nesse trem lá [sic]. Não sabe que lixo é ou que água é aquela. É água de lixo, claro que é contamina, com certeza”, disse a aposentada Maria Madalena Ribeiro dos Santos.
O empresário Antônio Silva fala do risco de levar contaminação para casa. “O cheiro é enorme, sabe. Tem crianças. Quando a gente vai para casa acaba passando a pé por aí e apesar de tirar o sapato, ou não, você acaba levando bactéria para dentro de casa”, afirmou. Ele também disse que os trabalhadores que coletam os resíduos em Palmas deveriam ter uma condição melhor de trabalho.
O engenheiro sanitarista Aurélio Picanço explica que esse líquido não deveria vazar do caminhão. “Essa água do lixo apresenta contaminantes e é importante que não seja derramada nas vias públicas para evitar problemas à população que possa entrar em contato com esse líquido. Essa correção deve ser feita de forma mais rápida possível para evitar o risco ao coletor”, analisou.
Lixo derramando em rua de Palmas por caminhão de lixo
Reprodução/TV Anhanguera
A coleta urbana de Palmas é terceirizada. A empresa contratada é responsável pelo serviço desde novembro de 2019, mas os funcionários que trabalham na coleta disseram que só metade dos caminhões está funcionando e isso tem sobrecarregando o trabalho deles.
Para piorar a situação, muitos contêineres de lixo estão quebrados e os trabalhadores precisam usar pedaços de madeira ou ferro para retirar o material.
No caso das lixeiras que são semienterradas a retirada dos resíduos deveria ser feita por um caminhão munck, mas sem o veículo necessário os trabalhadores estão tendo que entrar nos recipientes para fazer a coleta e acabam encontrando muitos insetos.
“Serviço que era para o munck fazer. A gente está entrando e tirando o lixo toda semana. Então é bastante arriscado, contaminação também. Na semana passada eu peguei uma micose na boca”, contou o coletor Mikael Madeira de Alencar.
Trabalhadores pedem melhoria para coletar lixo em Palmas
Reprodução/TV Anhanguera
O trabalhador pediu melhorias. “Nós precisaríamos de todos os caminhões rodando. Os contêineres estão quebrados. Seria bom se a prefeitura visse e trocasse para nós. Se os caminhões estão quebrando, imagina nós que somos de carne e estamos enfrentando essa situação toda”, disse Mikael de Alencar.
O que diz a empresa
Empresa responsável por coleta de lixo em Palmas diz que caminhões estão em boas condições
A MB Limpeza Urbana afirmou que pauta suas condutas de trabalho respeitando todas as normas vigentes, buscando sempre honrar seus compromissos com a população e seus colaboradores, prestando um serviço de qualidade.
A empresa negou os problemas. “Reafirmamos que contamos com uma frota nova, a imensa maioria tem menos de um ano de uso, portanto não procedem as alegações que temos caminhões em “péssimo estado” e que submetemos nossos colaboradores a condições de trabalho degradantes. Somos sabedores da importância de todos os profissionais de limpeza a quem buscamos sempre valorizar”, afirmou em nota.
A empresa afirmou estar aberta ao diálogo com os colaboradores, bem como a população em geral para encontrar a melhor forma de realizar o serviço de coleta de lixo.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins