VÍDEO: Motoristas enfrentam ruas alagadas após forte chuva em Araguaína

0
3

Contratempos foram registrados nesta terça-feira (2). Inmet prevê mais temporais nesta quarta-feira (3). Rua de Araguaína ficou alagada com a chuva desta terça-feira (2)
Uma forte chuva causou vários prejuízos aos moradores de Araguaína, no norte do estado, nesta terça-feira (2). Ruas ficaram alagadas e motorista mais ‘corajosos’ enfrentaram a água para andar pela cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais água deve atingir o estado nos próximos dias.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Em vídeos divulgados por moradores pelas redes sociais, é possível ver o nível que a água chegou. Em um deles, veículos seguiram em frente mesmo com o alagamento.
Questionada sobre a situação da cidade, a Prefeitura de Araguaína informou que faz monitoramento em um raio de 52 km em ruas que estão às margens dos córregos Neblina, Tanque, Planalto, Jardim, Baixa Funda, Santo Antônio, Água Fria, Cará, Chapéu de Couro, Xixebal e outros locais.
Também disse em nota que está executando obras de implantação e ampliação da rede de drenagem de águas.
Situação de uma das ruas da cidade
Divulgação
Além disso, a gestão informou que faz orientações à população para que não joguem lixo nos córregos, já que os resíduos entopem as galerias, resultando no transbordamento nas ruas. Em caso de riscos com os alagamentos, a prefeitura orienta que a defesa Civil seja aciona pelo telefone 199. (Veja nota na íntegra no fim da reportagem)
LEIA TAMBÉM:
Enchente faz ponte desabar após arrastar aterro e bueiro; VÍDEO
Vídeo mostra ciclista sendo atropelada e desaparecendo debaixo de caminhão de lixo
Previsão
Dois alertas de chuvas estão valendo para o Tocantins. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os alertas de chuvas intensas com graus de severidade de perigo e perigo potencial, laranja e amarelo, vão até as 10h de quarta-feira (3). Por isso a população deve se proteger em caso de temporais.
Em Araguaína, esta terça e quarta-feira devem continuar com tempo nublado e pancadas de chuva. A temperatura vai variar entre 24°C e 32°C.
Alertas de chuva estão valendo até quarta-feira (3)
Divulgação/Inmet
Veja nota da prefeitura na íntegra:
A Prefeitura de Araguaína informa que a Defesa Civil monitora diariamente um raio de 52 quilômetros do perímetro urbano, além das áreas rurais de Araguaína. Essas áreas abrangem as ruas que margeiam os córregos Neblina, Tanque, Planalto, Jardim, Baixa Funda, Santo Antônio, Água Fria, Cará, Chapéu de Couro, Xixebal, entre outros locais. As construções que estão nessas regiões também são monitoradas pela Defesa Civil.
A prefeitura de Araguaína informa ainda que, em diversos pontos da cidade, está executando obras de implantação e ampliação da rede de drenagem de águas da chuva dentro das ações de infraestrutura urbana que incluem também pavimentação asfáltica e calçadas com acessibilidade.
Destaque para as obras do Projeto Águas de Araguaína, que têm como objetivo preservar as nascentes e os cursos d’água da cidade e estruturar uma rede de drenagem eficiente que inclui a construção de mais três bacias de detenção de água na região da nascente do Córrego Neblina. Uma nova bacia também será construída na região da Avenida Filadélfia, na Avenida João Ribeiro.
As bacias atuam para armazenar o grande volume de água das chuvas e evitar que essa água chegue com muita força nos trechos urbanos. A cidade já possui uma bacia de detenção na região do Parque Cimba e outra na entrada do Jardim dos Ipês.
A Prefeitura também orienta a população a não jogar lixo nos córregos da cidade, uma vez que o grande volume de água provocado pelas chuvas arrasta os resíduos para as galerias, provocando entupimento e transbordamento da água. Desde o início do período chuvoso, a Prefeitura de Araguaína já retira mais de três toneladas de lixo e entulho das galerias de águas pluviais.
Orienta, ainda, a não jogar lixo nos bueiros e acondicionar corretamente o lixo doméstico em sacolas plásticas, colocando para a coleta do serviço de limpeza urbana nos dias corretos. Muitas vezes, esse lixo é arrastado pelas enxurradas e obstruem as bocas de lobo, causando alagamentos.
Moradores que residem próximos a esses locais podem solicitar atendimento com a Defesa Civil através do número 199.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins